Buscar
  • Pedro Bichir

Mas afinal, o que é uma Smokehouse?

Atualizado: Abr 29

Entenda qual a origem da palavra Smokehouse e conheça o conceito de churrasco que mais cresce no Brasil e no mundo.



Por definição, a palavra "smokehouse" de origem inglesa quer dizer "casa de fumaça" ou "casa de defumação". Essa "casa" é um edifício, normalmente localizado próximo ou junto de uma residência onde diversos tipos de carnes são defumados buscando uma conservação por maior período de tempo. As smokehouses são comuns em regiões de campo na Europa e nos EUA, em chácaras, fazendas e sítios. No Brasil, temos construções parecidas em alguns locais da região sul com influências europeias. Normalmente, a casa de defumação é a chaminé de um fogo realizado a alguns metros ou em uma câmara anexa à casa, algumas com dutos subterrâneos e longos para defumação a frio e outras com dutos curtos e diretos, para além da fumaça, levar também o calor.


Também podemos fazer um paralelo com os fumeiros montados por tropeiros e rancheiros sobre os fogões de lenha, comuns e utilizados em larga escala em todo o território nacional. O fumeiro de fogão de lenha consiste em uma espécie de varal, montado sobre o fogão ou próximo da vazão de sua chaminé. Nesse varal, colocam-se as peças de carne (previamente curadas em sal ou não) e assim, lentamente as peças são defumadas e cozidas por diversas horas. O produto final pode ser armazenado por muito mais tempo do que a carne fresca in natura. Lembrando que essa técnica de conservação tem origem milenar, e se fazia muito útil quando não tínhamos recursos de refrigeração à disposição.


Hoje o nome "Smokehouse" é usado também para identificar restaurantes que tem como tema central o fogo, a brasa, a fumaça! Em São Paulo, o MARIA Smokehouse foi o restaurante pioneiro a aderir a esse segmento. A casa criada por Pedro Bichir e Ricardo Bertoni tem suas principais inspirações no churrasco texano (uma parte do que conhecemos como American Barbecue), servindo cortes como Brisket (Peito Bovino), Beef Ribs (Costela Bovina), Pork Ribs (Costelinha Suína), Burgers Defumados, Saladas e Grelhados. Grande destaque para o famoso "Bandejão", um prato que serve 04 pessoas e contém uma seleção dos melhores defumados da casa com direito a acompanhamentos selecionados.


O Maria Smokehouse está localizado na Rua Luís Góis, 608, no bairro de Mirandópolis em São Paulo. Ele serve almoço e jantar de segunda a sexta atendendo no salão, delivery e takeaway.





62 visualizações

© 2027. MARIGAS FOOD E EVENTOS LTDA